Fisioterapia Vestibular

Este curso tem como objetivo fornecer elementos para abastecer o seu raciocínio clínico no processo fisioterapêutico, voltada para avaliação e tomada de decisão na escolha das estratégias ideias para gestão e tratamento do das disfunções vestibulares, sistema vestibular (central e periférico) e outras estruturas que fazem parte do sistema de equilíbrio (visão e propriocepção], visando a compreensão das causas de vertigem, náusea, zumbido e alterações vestibulares.

20 horas/aula

Conheça o curso

Vertigem, tontura, desequilíbrio, nistagmo e zumbido são frequentes em nossa população e apresentam inúmeras causas, que podem ser desde uma hipotensão postural, diminuição de fluxo sanguíneo cerebral ou hipoglicemia, até alguma lesão encefálica, nervosa ou alteração ou degeneração de estruturas ligadas ao labirinto. A falta de um diagnóstico diferencial por muitas vezes leva profissionais a equivocadamente determinar estes sintomas como clássicos de labirintite, que também de forma errônea é utilizado como termo unificado para caracterizar um conjunto de alterações relacionadas ao Sistema Vestibular.

Este curso teórico e prático abrange todas as etapas da reabilitação vestibular, desde a avaliação fisioterapêutica até as técnicas de tratamento como reposição canalítica, exercícios de adaptação, habituação e substituição. Será abordada avaliação oculomotora utilizando o vídeo frenzel e a gameterapia.

Conteúdo programático

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Estruturas e Funções corporias

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Ouvido interno

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Núcleos vestibulares

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Interações intersensoriais

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Vias vestibulares centrais

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Movimentos oculares normais

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Controle postural

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Reflexo Vestíbulo Ocular

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Acuidade Visual Dinâmica

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Controles vestibulospinais

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Mecanismos vestíbulo-autonômicos

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PRINCIPAIS CONDIÇÕES DE SAÚDE RELACIONADAS

Síndrome Vestibular Aguda, Crônica e Episódica;
Disfunção Otolítica;
Disfunção Cardiovascular;
Disfunção Comportamental;
Disfunção Somatossensorial;
Disfunção Multissensorial;
Hipofunção Unilateral;
Hipofunção Bilateral;
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Raciocínio clínico fisioterapêutico para o diagnóstico cinesiológico funcional

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AVALIAÇÃO FUNCIONAL VESTIBULAR

Desempenho funcional: DHI, ABC Scale
Equilíbrio estático: Romberg, CTSIB e Posturografia
Equilíbrio da marcha: Timed Up and Go, Dynamic Gait Index
Testes oculomotores/VOMS: Fixação Visual, Sacadas, Perseguição, Vergência; Supressão do RVO, Vídeo-oculoscopia e Vídeo Oculografia
Testes do RVO: Impulso de cabeça (vHIT), Agitação Cefálica, Vibração da Mastoide e Acuidade visual dinâmica (não computadorizada e computadorizada)
Testes Posicionais: Dix-Hallpike, Semont, Rolamento em Supino
Escalas Comportamentais: Depressão, Ansiedade e Stress.
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INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA

Raciocínio clínico para intervenções específicas e personalizadas
Mecanismos para compensação vestibular (adaptação, habituação e substituição)
Manobras de Reposicionamento
Exercícios de estabilização do olhar
Exercícios de habituação
Exercícios de adaptação vestibular
Exercícios de substituição Vestibular
Exercícios de equilíbrio e marcha
Treinamento de mobilidade, força relojes de imitacion e condicionamento.
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PRÁTICA DE FISIOTERAPIA VESTIBULAR

Avaliação Estática
Avaliação Oculomotora Clínica e Instrumentalizada
Avaliação do RVO Clínica e Instrumentalizada
Testes Posicionais
Manobras de Reposicionamento
Exercícios em cirucuítos
Realidade Virtual
Aplicaticos
Sites com recursos.

Público-alvo

Exclusivo para Fisioterapeutas e acadêmicos (a partir do 5º período) de Fisioterapia que desejam realmente adquirir mais conhecimentos, qualificações e com isso mais oportunidades para se sobressair no mercado.

Por ser uma técnica legitimamente com caráter manipulativo, possui grande afinidade da Fisioterapia, sendo assim, este curso não pode ser ministrado à outros profissionais. Nós preservamos a autonomia do Fisioterapeuta e nossa posição será mantida desta forma!

Incluso todo o Material Didático

Apostila

Caneta

Certificado

Curso altamente prático

A aula prática busca fixar o conteúdo teórico, permitindo que os alunos aprendam a usar ativamente o conhecimento adquirido e, dessa maneira, possam estar preparados para o mercado de trabalho. Aqui a conta é: 20% teoria e 80% de prática.